quinta-feira, 7 de junho de 2012

Inclusão através da experimentação!!!



     A palavra inclusão significa compreender e é a partir desse ponto que iremos desenvolver uma série de intervenções no cotidiano dos nossos alunos, onde iniciaremos um processo pedagógico com ênfase na educação inclusiva, pois o projeto será desenvolvido com o foco na formação dos alunos que vivenciaram na prática as dificuldades que um portador de necessidades especiais sofre em seu cotidiano por conta de suas deficiências. A idéia é formar cidadãos mais conscientes e evitar que nossa sociedade se torne cada vez mais omissa quando o assunto é inclusão. Nosso país vive um momento de crescimento em vários setores, estamos na era da informação e não podemos deixar que essa aceleração tire os princípios humanos de igualdade e respeito com nosso semelhante, percebo que a busca por mais status dentro da sociedade está cegando os indivíduos e não vejo claramente as pessoas se importando, vejo isso com outros olhos, pois é bonito dizer que respeita os direitos e os deveres, mas o mundo tem medo do que é diferente o convívio social se dá só no papel quando falamos em portadores de necessidades especiais, conviver, trabalhar e dividir algo, sempre gerou um certo receio na sociedade, mesmo havendo diversas mudanças na constituição. Este é o momento onde temos que plantar uma semente na consciência de cada educando, mas acredito que para que haja sucesso nessa longa caminhada deve haver uma mudança de estratégia no processo-pedagógico, porque só a informação não basta é preciso que todo esse conteúdo seja experimentado, e através dessa grande experiência na vida desses alunos é que teremos um resultado satisfatório, assim tornaram-se cidadãos completos e terão compaixão perante seus semelhantes portadores de necessidades especiais.

      Muito se fala sobre o assunto, muitas alterações ocorreram até chegarmos nesse termo (Inclusão). O passado foi muito cruel com os portadores de necessidades especiais, eles sofreram muito por conta de uma sociedade que os tratavam como animais, bestas, sendo isolados da sociedade, mas a época da exclusão acabou por conta da pressão das famílias que lutaram contra tanta discriminação e se iniciou a época da segregação onde criaram-se escolas apropriadas, asilos, manicômios onde eram tratados de uma forma mais especifica, mas sempre longe da realidade de uma sociedade, o grande momento foi quando começou uma corrente de integração dos portadores de necessidades especiais nas instituições de ensino, criando-se classes especiais em escolas de ensino regular e comuns.
      A fase atual é a da inclusão, onde o cidadão especial deve conviver no mesmo ambiente que qualquer pessoa convive, sem discriminação alguma, mas agora temos a responsabilidade de mudar o cenário mais uma vez, qual será o próximo passo, a sugestão é baseada em cima do que vivemos no momento, de que não é necessário só conviver com o portador de necessidades especiais é preciso vivenciar, sentir e experimentar na prática todas as mudanças que uma possível deficiência trará em seu corpo e mente inserindo em sua consciência o respeito e o verdadeiro valor atribuído ao seu semelhante, pois é dessa maneira que os alunos em sua formação farão a diferença, pois o verdadeiro aprendizado não é a do portador de necessidades especiais, mas sim, de quem conviveu e experimentou as mudanças de um possível deficiência, seja através da convivência e da troca de experiências, assim como os alunos deficientes acham incrível chutar uma bola, os alunos sem deficiências acharam incrível a experiência de ficar alguns minutos sem enxergar, pois realmente houve uma troca mutua de experiências, onde cada um vivenciará através da sua consciência corporal a experimentação na sua totalidade.



    

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