A palavra inclusão
significa compreender e é a partir desse ponto que iremos desenvolver uma série
de intervenções no cotidiano dos nossos alunos, onde iniciaremos um processo
pedagógico com ênfase na educação inclusiva, pois o projeto será desenvolvido
com o foco na formação dos alunos que vivenciaram na prática as dificuldades
que um portador de necessidades especiais sofre em seu cotidiano por conta de suas
deficiências. A idéia é formar cidadãos mais conscientes e evitar que nossa
sociedade se torne cada vez mais omissa quando o assunto é inclusão. Nosso país
vive um momento de crescimento em vários setores, estamos na era da informação
e não podemos deixar que essa aceleração tire os princípios humanos de
igualdade e respeito com nosso semelhante, percebo que a busca por mais status
dentro da sociedade está cegando os indivíduos e não vejo claramente as pessoas
se importando, vejo isso com outros olhos, pois é bonito dizer que respeita os
direitos e os deveres, mas o mundo tem medo do que é diferente o convívio
social se dá só no papel quando falamos em portadores de necessidades
especiais, conviver, trabalhar e dividir algo, sempre gerou um certo receio na
sociedade, mesmo havendo diversas mudanças na constituição. Este é o momento
onde temos que plantar uma semente na consciência de cada educando, mas
acredito que para que haja sucesso nessa longa caminhada deve haver uma mudança
de estratégia no processo-pedagógico, porque só a informação não basta é
preciso que todo esse conteúdo seja experimentado, e através dessa grande
experiência na vida desses alunos é que teremos um resultado satisfatório,
assim tornaram-se cidadãos completos e terão compaixão perante seus semelhantes
portadores de necessidades especiais.

Muito se fala sobre o assunto, muitas alterações ocorreram até chegarmos nesse termo (Inclusão). O passado foi muito cruel com os portadores de necessidades especiais, eles sofreram muito por conta de uma sociedade que os tratavam como animais, bestas, sendo isolados da sociedade, mas a época da exclusão acabou por conta da pressão das famílias que lutaram contra tanta discriminação e se iniciou a época da segregação onde criaram-se escolas apropriadas, asilos, manicômios onde eram tratados de uma forma mais especifica, mas sempre longe da realidade de uma sociedade, o grande momento foi quando começou uma corrente de integração dos portadores de necessidades especiais nas instituições de ensino, criando-se classes especiais em escolas de ensino regular e comuns.
A
fase atual é a da inclusão, onde o cidadão especial deve conviver no mesmo
ambiente que qualquer pessoa convive, sem discriminação alguma, mas agora temos
a responsabilidade de mudar o cenário mais uma vez, qual será o próximo passo,
a sugestão é baseada em cima do que vivemos no momento, de que não é necessário
só conviver com o portador de necessidades especiais é preciso vivenciar,
sentir e experimentar na prática todas as mudanças que uma possível deficiência
trará em seu corpo e mente inserindo em sua consciência o respeito e o
verdadeiro valor atribuído ao seu semelhante, pois é dessa maneira que os
alunos em sua formação farão a diferença, pois o verdadeiro aprendizado não é a
do portador de necessidades especiais, mas sim, de quem conviveu e experimentou
as mudanças de um possível deficiência, seja através da convivência e da troca
de experiências, assim como os alunos deficientes acham incrível chutar uma
bola, os alunos sem deficiências acharam incrível a experiência de ficar alguns
minutos sem enxergar, pois realmente houve uma troca mutua de experiências,
onde cada um vivenciará através da sua consciência corporal a experimentação na
sua totalidade.
Muito se fala sobre o assunto, muitas alterações ocorreram até chegarmos nesse termo (Inclusão). O passado foi muito cruel com os portadores de necessidades especiais, eles sofreram muito por conta de uma sociedade que os tratavam como animais, bestas, sendo isolados da sociedade, mas a época da exclusão acabou por conta da pressão das famílias que lutaram contra tanta discriminação e se iniciou a época da segregação onde criaram-se escolas apropriadas, asilos, manicômios onde eram tratados de uma forma mais especifica, mas sempre longe da realidade de uma sociedade, o grande momento foi quando começou uma corrente de integração dos portadores de necessidades especiais nas instituições de ensino, criando-se classes especiais em escolas de ensino regular e comuns.


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