quinta-feira, 30 de maio de 2013

Cultura na Escola



Cultura na Escola


A cultura popular na escola deve ser difundida, pois um povo que fica alienado nunca será crítico e autônomo, então penso que a escola é o portal e o caminho para que a sociedade conheça e experimente novas formas de cultura e quanto mais acesso a culturas os cidadãos tiverem mais amplos será o seu conceito de mundo, onde a tolerância e o respeito serão promulgados nos cantos mais remotos da terra. As pessoas não nascem ignorantes ou intolerantes a cultura, o meio em que vivem ou até os poucos estímulos que norteiam o cotidiano das pessoas, acabam inibindo as pessoas e assim afastando de vez qualquer possibilidade de interação com um mundo que pode ser dela. Através das transformações culturais, das vivências que passamos e as experiências sofridas ao longo de nossa história, define o que somos hoje. O Brasil é o país da diversidade cultural e recomendo que todas as escolas e instituições de ensino (ONGs, Igrejas, Centros Comunitários) disponibilizem estratégias e recursos para que seu alunado receba o maior número de manifestações e expressões culturais.
 Toda forma de arte e cultura deve estar disponível e os professores são o caminho mais curto para que chegue lá.
Quando criança sonhamos em ser um montão de coisas, quando crescemos perdemos a inocência e tudo parece não ter mais graça, mas quando fechamos os olhos e relembramos do nosso passado, automaticamente brota um sorriso em nossas faces e nós permitimos a novas experiências.  
  O teatro está repleto da mais pura forma de cultura, retratando as mais diversas expressões culturais do nosso país e do mundo.